Muito embora pareça simples a prática de limpeza e higienização de um instrumento, podemos iniciar dizendo que não é tão simples quanto parece ou quanto as pessoas comentam nos diversos fóruns e redes sociais.

Uma higienização e lubrificação bem feita passa por processos simples porém importante para a desenvoltura e execução do instrumentista, além de dar uma ótima aparência em cima do palco, afinal, quem não gosta de ver seu instrumento brilhando, não é?

 

Nós da Copetti Guitars iremos dar dicas importantes para que essa limpeza seja eficaz para seu instrumento e se torne comum a todos que não dão importância a este trabalho simples.

 

Passo 1: Remova todas as cordas do seu instrumento.

A primeira atitude à ser tomar parece óbvia mas não é, que é remover todas as cordas do instrumento, independente da ordem. Hoje, a grande maioria dos instrumentos tem um tensor (uma barra dentro do braço que cria uma resistência e tensão contrária as cordas – se bem regulada uma guitarra, esse tensor tem tensão parecida ou igual a da tensão de todas as cordas somadas). Esse tensor é responsável então por tracionar o braço contra a tensão das cordas, fazendo com que o braço esteja estável, ou seja, pode-se retirar todas as cordas de qualquer forma, pois quando instaladas novamente (a mesma tensão de corda) o braço ficará estabilizado na mesma posição.

 

Passo 2: Dê um ótimo polimento nos trastes.

O polimento polimento dos trastes, além de deixá-los mais brilhantes, auxilia na vibração da corda em cima do mesmo, tornando o toque mais macio e suave. É importante mencionar que cordas velhas se tornam “serras” para os trastes que acabam desgastando com mais rapidez do que quando há trocas de cordas regularmente. Com o mesmo produto de polir trastes podemos utilizar para tirar eventuais sujeiras e/ou gorduras da própria escala.

 

Passo 3: Escolha o produto certo.

Há no mercado diversos produtos indicados para a hidratação de escalas dos instrumentos. Esses produtos podem ter fórmulas desenvolvidas especificamente para a limpeza de instrumento como também podemos encontrar outros produtos com qualidades equivalentes para hidratação e higienização da madeira. *É importante salientar que nenhuma escala clara pode receber produtos de hidratação, pois sempre recebem algum tipo de acabamento além da madeira crua, portanto necessitando somente de limpeza e não de hidratação.

 

Passo 4: Remova toda a sujeira e gordura.

Com trastes polidos, escala limpa e hidratada, é hora de tirar a sujeira, pó e gordura, das ferragens (peças metálicas) e realizar um polimento leve da pintura do instrumento (somente se este tiver aplicação de verniz brilho). *Em caso de instrumentos com acabamento fosco, o procedimento é somente passar uma flanela seca para tirar o pó e excesso de gordura. Devemos citar os casos entre verniz PU (poliuretano) e Nitro (Nitrocelulose) que tem tratamentos e polidores diferentes para cada caso. Você deverá se certificar que tipo de verniz foi utilizado em seu instrumento. *Lembramos que um polidor especifico para nitrocelulose não deve ser utilizado para polir verniz com base de poliuretano, assim como também não devemos utilizar um polidor de Poliuretano em base de Nitrocelulose.

 

Passo 5: Instale as cordas esticadas no seu ponto de afinação correto.

Após o processo completo de limpeza, hidratação, higienização e tratamento na aparência do instrumento podemos partir para a instalação das cordas que será o último processo juntamente com a afinação. Assim como citamos no processo de retirada das cordas, a instalação segue a mesma lógica, ou seja, não há necessidade de instalar e afinar em alguma ordem exata ou sequencial. As cordas esticadas, no seu ponto de afinação correto, darão ao braço a mesma tensão que estava exercendo anteriormente, assim como o tensor.

 

Com tudo limpo, cordas instaladas, instrumento afinado, fica faltando somente o show, e isto não poderemos auxiliar, porque quem dá o show é você!

 

Os diversos produtos de hidratação, limpeza e manutenção básica você encontra em nossa loja virtual: www.copettiguitars.com.br

Acesse e conheça!

 

Copetti Guitars, cuidando bem do seu som!