
Com a ascensão da tecnologia muitos segmentos modificaram seu modo de trabalho, operações manuais que demandavam muitas horas hoje em dia não passam de alguns minutos. Trabalhos complexos executados com máquinas manuais operadas a mão, na maioria das vezes necessitava de gabaritos que exigiam ainda mais tempo em seu preparo e em muitos casos, pela falta de engenharia, não tinham a qualidade necessária nos aspectos de montagem, encaixe e acabamento.
De olho nesta necessidade, em meados de 2012 eu e minha equipe iniciamos a execução e implementação da tecnologia em nossos produtos. Encomendamos a primeira parte de um Comando Numérico Computadorizado (CNC), e no decorrer de 2013 e 2014 adaptamos o projeto da máquina às necessidades e carências de nosso ramo. Seguimos alguns caminhos ainda não trilhados. Primeiramente estudamos alguns softwares, tanto para desenho como para usinagem, até encontrarmos o mais adequado ao nosso produto. Só nesta fase foi quase um ano inteiro até adquirirmos conhecimento suficiente para começarmos o processo da engenharia em si. Desenhamos um a um alguns dos projetos mais conhecidos no mundo da musica, entre eles, a guitarra Stratocaster e o baixo JazzBass. Para tanto tomamos como base os instrumentos originais e da época de seu lançamento.
Os resultados até agora foram muito satisfatórios, tirando a velocidade incrível que fazemos a primeira parte da usinagem de um projeto, aspectos como qualidade de corte, montagem, igualdade entre um peça e outra, fazem hoje pra mim, toda diferença. O fato de podermos testar e ensaiar os projetos em 3D visual é muito relevante na execução de um projeto, pois podemos testar toda montagem, encaixe e outros pontos, podemos nos antecipar a posteriores problemas de produção. Ao contrario de que se pensa uma maquina automática como esta, traz muitos benefícios à construção de um instrumento, e são inúmeros, somado a isso, o fato de que todo o acabamento continua sendo feito a mão, como as antigas Fábricas Fender e Gibson, com os mesmos detalhes peculiares de uma boa guitarra ou baixo elétrico exigem, ou seja, exatamente como é manufaturada toda grande produção de um bom instrumento nas grandes fabricas mundiais.
Trabalho há muitos anos em produção, a minha base profissional toda foi moldada dentro de grandes empresas. Em meados de 1996..97 não lembro bem o ano, pude presenciar o inicio da era das maquinas computadorizadas no Brasil. Surgiram os primeiros Tornos CNCs, as Frezadoras CNCs, corte a laser e varias outras, foi realmente impressionante na época. Hoje posso afirmar a importância desta tecnologia, tanto na engenharia propriamente dita, na produção, e assim como aos fatores econômicos de um determinado setor.
Neste vídeo, podemos acompanhar uma pequena etapa da fabricação de uma Strato, preste atenção da perfeição que esta maquina é capaz de fazer em um corte 3D na parte traseira do corpo em Ash.
Saudações.
L.Copetti